segunda-feira, 19 de maio de 2014



 
 
 
 
                                                       
 
CARAVAGGIO
I
 
BIOGRAFIA
 
VIDA
 
 
Pintor italiano, Michelangelo Merisi, dito il Caravaggio, nasceu c. 1562 em Caravaggio, perto de Milão, e morreu em 1609 em Porto Ercole.
 
 Depois dos primeiros estudos, em Nápoles, trabalhou em Milão, sendo influenciado pelo realismo da escola lombarda. Em Roma ousou opor-se ao Classicismo eclético, aos imitadores de Miguel Ângelo e Rafael, e aos adeptos da escola acadêmica de Bolonha. Seus quadros fizeram sensação, mas também provocaram escândalo; várias vezes as obras encomendadas por igrejas foram rejeitadas pelos padres.
 
Caravaggio levou vida altamente irregular, cheia de brigas violentas, duelos e prisões, tendo de fugir para a Sicília para escapar a condenação certa. Na viagem de volta morreu, abandonado em lugar ermo, de uma febre violenta.
 
 
 
ESTILO
 
Caravaggio é um dos pintores mais originais da história da arte. No momento histórico em que o maneirismo fantástico e retórico foi combatido pelo Classicismo acadêmico, levantou a bandeira de um realismo deliberadamente cru, desprezando a composição harmoniosa e a beleza ideal e enchendo seus quadros religosos de tipos populares e sujos, encontrados nas ruas de Roma. Em vez de combinar saborosamente as cores, pintou em claro-escuro meio misterioso. E substituiu os nobres gestos acadêmicos por movimentos bruscos, altamente expressivos.
 
Exemplos dessa expressividade são as lamentações veementes naPietà (Pinacoteca Vaticana) e na Morte de Maria (Musée du Louvre, Paris). Tipos populares adoram a Madona do Rosário (Kunsthistorisches Museum, Viena) e a Madona dos Palafreneiros (Galleria Borghese, Roma). Os mesmos tipos aparecem, sem pretexto religioso, como Baco (Uffizi, Florença) e Rapaz com a cesta (Galleria Borghese, Roma). Enfim, Caravaggio passou a usar esses tipos populares como modelos para os próprios personagens bíblicos em suas telas.
 
As obras primas do pintor são os três quadros na igreja San Luigi de Francesi em Roma: Vocação de São Mateus; São Mateus e o anjo; Martírio de São Mateus. O claro-escuro torna-se mais misterioso e os gestos mais violentos em Conversão de São Paulo e Martírio de São Pedro, na igreja Santa Maria del Popolo em Roma. Só ultimamente se presta a devida atenção aos quadros de Caravaggio pintados durante sua estada no sul da Itália, sobretudo à Decapitação de São João Batista, na Catedral de La Valleta (Malta).
 
 
Detalhes sobre a Influência de Caravaggio na pintura encontram-se na Mostra II.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Adoration of the Shepherds
 
 
Madonna del Rosario
 
 
Salome with the Head of the Baptist
 
 
Supper at Emmaus
 
 
The Calling of Saint Matthew
 
 
 
 
 
 
  
 
 

A profissão de São Mateus
 
Os sete atos de compaixão
 
O êxtase de São Francisco, 1595
 
Judite e Holofernes
 
Madona dos peregrinos
 
 

 
 
Fundo Musical:
The Phantom of the Opera (Theme)
Andrew Lloyd Webber,  *1948
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário